segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Como montar um projeto

Como montar um projeto
Montar um projeto não é um bicho-de-sete-cabeças, mas requer um bom planejamento e muita pesquisa. Geralmente, ele é discutido e planejado entre coordenadores e professores, e cada professor faz adaptações para adequá-lo a seus alunos e às suas necessidades. Apresentamos a seguir algumas dicas para ajudar você a montar um projeto. Bom trabalho!

Escolha o temaQue assunto abordar?Quando estiver pensando em um tema para seu projeto, você pode se perguntar, por exemplo, até que ponto ele vai despertar (e manter) a atenção dos seus alunos; o quanto vai contribuir para ampliar o conhecimento deles; quais são as vantagens e desvantagens de escolher esse ou aquele tema, o que ele teria a oferecer... Uma boa forma de escolher um tema é conversar com seus alunos. Como eles são os maiores interessados, por que não propor uma votação? Você pode até se surpreender com o resultado.

Estabeleça o objetivo (ou os objetivos)Pense no que você pretende conseguir com esse projeto. Provavelmente, surgirão muitas metas. Para não se perder em meio a tantos objetivos, você pode se perguntar: "O que gostaria que meus alunos (e/ou todos os participantes desse projeto) aprendessem com ele?".

PesquiseProcure informações a respeito do tema escolhido em diferentes fontes (jornais, livros, revistas, Internet, filmes, etc.) e certifique-se de que seus alunos poderão encontrar material suficiente na biblioteca da escola (é um dos primeiros lugares em que vão pesquisar). Caso sua escola não tenha uma, verifique qual a mais próxima e peça ajuda à comunidade, solicitando empréstimo de livros, jornais, revistas, etc. A Internet também pode ser uma boa aliada nesse momento.

Planeje o projeto.
Que atividades você vai propor aos alunos? De que materiais ou ferramentas vocês vão precisar? Isso vai gerar algum custo (para a escola e/ou para os alunos)? Como você vai conduzir o projeto? Que disciplinas serão abordadas? Quantas aulas você usará para executá-lo? Que estratégias vai usar para incentivar os alunos e manter o interesse deles?As respostas a essas perguntas nortearão seu trabalho e orientarão os procedimentos seguintes. Nesse momento, é importante trocar idéias com os colegas e com a coordenação da escola. Faça uma previsão do que poderia se tornar um "fator complicador" (a necessidade de comprar algum material, por exemplo) e pense em alternativas possíveis para o caso de algo não dar certo. Organize seu projeto por etapas e monte um cronograma para ajudar a turma a não se dispersar.

Na hora de formalizar o projeto e colocá-lo no papel, você pode se basear no esquema abaixo.


Tema
Série a que se destina
Duração
Justificativa (explique por que você escolheu esse tema)
Objetivos
Conteúdos trabalhados (cite que disciplinas e assuntos serão abordados)
Estratégias/procedimentos (explique como você pretende alcançar os objetivos)
Material necessário (relacione que recursos serão necessários)
Avaliação (cite como você pretende avaliar os alunos)

Sensibilize seus alunos .Converse abertamente com sua turma e fale sobre o projeto. Exponha seus planos com animação. Isso certamente vai contagiar os alunos. Planeje as atividades de forma a permitir que eles escolham aquelas em que preferem participar e prepare-se para alterar atividades de que eles absolutamente não gostarem. Lembre-se: se eles não se entusiasmarem com a idéia do projeto, o resultado poderá ser comprometido.Você pode começar o projeto com um filme, uma notícia, um evento, uma música, um livro, enfim, algo que prenda a atenção da turma para o que virá...

Mostre os resultadosÀ medida que o projeto for "caminhando", ajude a turma a expor os resultados para que outras classes vejam o seu progresso. Se possível, organize com eles um mural num lugar a que os pais tenham acesso; assim, eles poderão acompanhar o trabalho dos filhos. Se houver recursos (computador, acesso à Internet, editor de html), sua turma pode montar uma página na Internet com os resultados do projeto. Outra opção é publicá-los em um livro produzido pelos próprios alunos.

Avalie o projeto com a turma Organize um painel em que a classe possa expor o que mais a agradou e o que não foi tão bom. Dê seu parecer e ouça o que os alunos têm a dizer. Você alcançou seus objetivos (ou pelo menos um deles)? E os pais, têm algo a dizer? Aproveite críticas e sugestões para aperfeiçoar os projetos futuros.




fonte:http://www.educacional.com.br/projetos/comomontar.asp

9 comentários:

  1. Olá!
    Sou professora de Arte no Ensino Fundamental ,e me foi pedido para montar um projeto sobre artes visuais ,mas não estou tendo nunhum tipo de apoio por parte da minha supervisora.Queria então saber se vc tem alguma sugestão para me dar!Nunca montei um projeto e gostei do cabeçalho acima,vou segui-lo,mas se vc tiver alguma sugestão de assunto...As salas são extremamente agitadas e é isso que me preocupa,pois também há o caso de indisciplina!
    Obrigada!
    Cristiane

    ResponderExcluir
  2. bom dia gostaria de ter um modelo de como montar um projeto de arte para fazer exposição e trabalhar em escola locais comunidade meu imail quem poder me ajudar cristinamelorodrigues@yahoo.com.br ok quero montar um projeto para poder obter recursos para fazer minha exposição dos meus trabalhos em telas e arte fatos feitos tudo com a natureza

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia, estou pensando em montar um projeto de artes para crianças de baixa renda e desenvolver um trabalho interessante e prazeroso à elas. Vocês poderiam me ajudar a montar esse projeto, dar dicas, etc...
    Muito obrigada pela atenção.
    Meu e-mail: vanessa_muniz@yahoo.com.br

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  4. como montar um projeo para crianças de 2 e 3 anos referente a amizade.

    ResponderExcluir
  5. Olá, trabalho com crianças dependentes quimicas, e gostaria de lançar um projeto junto à eles, mas não tenho idéia do que fazer. Quero e preciso muito envolver eles, acolher, e 'usaá-los', uma vez que eles são seres humanos e precisam de uma socialização na sociedade.

    Poderia me enviar dicas, idéias, enfim, o que puder me ajudar, mande para tainarapublicitaria@hotmail.com

    att

    Tainara

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. OLÁ, VAI HAVER UMA FEIRA CULTURAL NA ESCOLA DA MINHA FILHA, ELA ESTA NO 1º ANO FUNDAMENTAL E A PROFª DELA PEDIU QUE FIZESSEMOS UM LIVRO.
    ELES VÃO ABORDAR COMO TEMA : LIVROS INFANTIS
    E COMO TITULO : BIOGRAFIA DO AUTOR
    ELA PEDI PARA QUE CONFECCIONAMOS UM LIVRO AUTOBIOGRAFICO QUE CONTENHA DADOS IMPORTANTES E MARCANTES DA VIDA DE MINHA FILHA, TEM QUE TER DE 5 10 PAGINAS, COMO POSSO FAZER?
    ME AJUDEM POR FAVOR, NÃO TENHO NEM NOÇÃO COMO FAZER ESSE LIVRO
    OBRIGADA

    MEU E-MAIL É: elaine-pierini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. ola ,bom dia
    Trabalho em um laboratorio de informatica e faço faculdade de analise e desenvolvimento de sistema e adoraria montar um projeto que beneficiasse crianças e adultos em fase de alfabetizaçao e que tambem os ajudasse a vencer a barreira da informatizaçao onde os mesmos pudessem mexer no micro computador caso alguem possa me ajudr meu email é:
    ferretto1979@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, sou Josicleide, gostaria de montar um projeto de artes que atendesse crianças do 6º ano ao 9º, faço Faculdade de Artes Visuais e Digitais.Meu
    email:josicleidemelo9@gmail.com

    ResponderExcluir